O planejamento é considerado uma etapa de
suma importância para a implantação do SGA. Planejar significa programar,
projetar. O planejamento constitui um conjunto de intenções com a finalidade de
transformá-las em ações realistas, com vistas a alcançar resultados esperados.
Como acontece com todas as atividades que
realizamos, ao planejarmos nossas atividades estamos garantindo a execução de
uma tarefa com eficiência e com maior probabilidade de êxito.
O diagnóstico ambiental, como o próprio
nome sugere, busca examinar detalhadamente todos os componentes ambientais de
uma determinada área. É uma tarefa que busca interpretar a situação ambiental
da área e todas as suas relações com os diversos fatores presentes na área.
No contexto organizacional,
o diagnóstico ambiental servirá para detalhar a qualidade ambiental do processo
produtivo da empresa, o quanto suas atividades interferem no meio ambiente e
como o meio ambiente influencia as atividades. As informações obtidas nortearão
as decisões a serem tomadas para minimizar, prevenir ou corrigir os problemas
ambientais da empresa.
A percepção
dos funcionários quanto às questões ambientais, informações sobre a geração e
destinação de resíduos e eficiência no consumo de água e energia são algumas
das informações relevantes para o planejamento do SGA.
Com base no que foi diagnosticado na
empresa, esta poderá decidir os tipos de abordagens com base nas quais os
problemas ambientais serão tratados.
Existem
três tipos de abordagens:
● Controle da poluição: na qual se assume uma postura reativa frente ao
problema, imprimindo uma ação corretiva para atender aos requisitos legais.
Representa um custo adicional para a empresa;
● Prevenção da poluição: pode-se assumir uma postura reativa e
proativa, imprimindo ações corretivas e preventivas na tentativa de evitar aos problemas
ambientais. Almeja a redução de custos e a economia de insumos através do seu uso eficiente. Em geral
adotam-se tecnologias mais limpas;
● Abordagem estratégica: da mesma forma que na abordagem acima, pode-se
assumir uma postura reativa e proativa imprimindo ações corretivas, preventivas e
antecipatórias. Além da redução de custos e a economia de insumos através do seu uso eficiente,
suas atitudes representam vantagem competitiva.
Ótimo!
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