quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PLANEJAMENTO DE UM SGA


O planejamento é considerado uma etapa de suma importância para a implantação do SGA. Planejar significa programar, projetar. O planejamento constitui um conjunto de intenções com a finalidade de transformá-las em ações realistas, com vistas a alcançar resultados esperados.

Como acontece com todas as atividades que realizamos, ao planejarmos nossas atividades estamos garantindo a execução de uma tarefa com eficiência e com maior probabilidade de êxito.

O diagnóstico ambiental, como o próprio nome sugere, busca examinar detalhadamente todos os componentes ambientais de uma determinada área. É uma tarefa que busca interpretar a situação ambiental da área e todas as suas relações com os diversos fatores presentes na área.

No contexto organizacional, o diagnóstico ambiental servirá para detalhar a qualidade ambiental do processo produtivo da empresa, o quanto suas atividades interferem no meio ambiente e como o meio ambiente influencia as atividades. As informações obtidas nortearão as decisões a serem tomadas para minimizar, prevenir ou corrigir os problemas ambientais da empresa.

A percepção dos funcionários quanto às questões ambientais, informações sobre a geração e destinação de resíduos e eficiência no consumo de água e energia são algumas das informações relevantes para o planejamento do SGA.

Com base no que foi diagnosticado na empresa, esta poderá decidir os tipos de abordagens com base nas quais os problemas ambientais serão tratados.

Existem três tipos de abordagens:

● Controle da poluição: na qual se assume uma postura reativa frente ao problema, imprimindo uma ação corretiva para atender aos requisitos legais. Representa um custo adicional para a empresa;

● Prevenção da poluição: pode-se assumir uma postura reativa e proativa, imprimindo ações corretivas e preventivas na tentativa de evitar aos problemas ambientais. Almeja a redução de custos e a economia de insumos através do seu uso eficiente. Em geral adotam-se tecnologias mais limpas;

● Abordagem estratégica: da mesma forma que na abordagem acima, pode-se assumir uma postura reativa e proativa imprimindo ações corretivas, preventivas e antecipatórias. Além da redução de custos e a economia de insumos através do seu uso eficiente, suas atitudes representam vantagem competitiva.

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