Você sabia que nos
dias atuais, trabalhar com qualidade, tornou-se um requisito para
sobrevivência das empresas?
Pois é, a competitividade cada vez mais acirrada,
somada às exigências crescentes dos mercados globalizados e das necessidades da
sociedade, passou a exigir a adoção de novos métodos de gerenciamento da
produção e da gestão tecnológica nas empresas, que dependem da capacidade de
incorporação de novas tecnologias de produtos e de processos.
A busca da qualidade tornou-se um fator prioritário,
conduzindo empresas nos mercados interno e externo ao sucesso organizacional e
ao crescimento. A qualidade está diretamente relacionada a satisfação de um
produto de uma empresa, mas somente a partir da Segunda Guerra Mundial que sua
utilização passou a ser mais intensa com relação à indústria e prestadoras de
serviços.
O conceito da
qualidade ganhou destaque principalmente na área de marketing, que enfatiza que
"a satisfação do cliente é o objetivo maior da qualidade".
Com o tempo a qualidade passou a incorporar também os
processos, não se restringindo apenas aos produtos, com isso o conceito de
qualidade se expande para qualidade total. Este novo conceito passou a integrar
também a qualidade ambiental.
Ao mesmo tempo em que ocorreu a evolução da qualidade,
alguns acontecimentos contribuíram para a inclusão da questão ambiental nas
estratégicas de gestão das empresas, principalmente porque a relação de mercado
e a preocupação com a extração ilimitada dos recursos naturais revelou-se
equivocada e insustentável.
Até então, a proteção ambiental era vista como uma
questão a ser evitada, pois era custosa e indesejável. Fatores como a
necessidade em atender a legislação, exigência de investidores, o próprio
mercado, o cliente consciente e a sociedade, passaram a exigir empresas
voltadas para a proteção ambiental.
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