terça-feira, 27 de novembro de 2012

A Qualidade e as Normas Ambientais



Você sabia que nos dias atuais, trabalhar com qualidade, tornou-se um requisito para sobrevivência das empresas?
Pois é, a competitividade cada vez mais acirrada, somada às exigências crescentes dos mercados globalizados e das necessidades da sociedade, passou a exigir a adoção de novos métodos de gerenciamento da produção e da gestão tecnológica nas empresas, que dependem da capacidade de incorporação de novas tecnologias de produtos e de processos.
A busca da qualidade tornou-se um fator prioritário, conduzindo empresas nos mercados interno e externo ao sucesso organizacional e ao crescimento. A qualidade está diretamente relacionada a satisfação de um produto de uma empresa, mas somente a partir da Segunda Guerra Mundial que sua utilização passou a ser mais intensa com relação à indústria e prestadoras de serviços.
O conceito da qualidade ganhou destaque principalmente na área de marketing, que enfatiza que "a satisfação do cliente é o objetivo maior da qualidade".
Com o tempo a qualidade passou a incorporar também os processos, não se restringindo apenas aos produtos, com isso o conceito de qualidade se expande para qualidade total. Este novo conceito passou a integrar também a qualidade ambiental.
Ao mesmo tempo em que ocorreu a evolução da qualidade, alguns acontecimentos contribuíram para a inclusão da questão ambiental nas estratégicas de gestão das empresas, principalmente porque a relação de mercado e a preocupação com a extração ilimitada dos recursos naturais revelou-se equivocada e insustentável.
Até então, a proteção ambiental era vista como uma questão a ser evitada, pois era custosa e indesejável. Fatores como a necessidade em atender a legislação, exigência de investidores, o próprio mercado, o cliente consciente e a sociedade, passaram a exigir empresas voltadas para a proteção ambiental.

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