Este blog é destinado a divulgar informações referentes a Gestão Ambiental e normas ISO
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Política ambiental de uma empresa
A política deve incluir um comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção de poluição, porém não é necessário que especificamente estes termos sejam utilizados. Deve-se garantir apenas que estes "conceitos" estejam presentes no texto de uma política.
O requisito de “melhoria contínua” da política ambiental deve ser demonstrado através da melhoria do desempenho ambiental, em linha com os objetivos e metas estabelecidos. Justificativas sobre eventuais problemas de desempenho devem estar abordadas nas análises pela administração.
OBS: Orientações/diretrizes sobre seleção e uso de Indicadores de Desempenho
Ambientais (ADA) são encontrados nas normas NBR ISO 14031 - Gestão
Ambiental: Avaliação de Desempenho Ambiental - Diretrizes, e ISO TR 14032 - Environnmental Management - Examples of Environmetal performance Evaluation (EPE), esta última a ser publicada pela ABNT em 2006
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Ciclo PDCA
Planejamento (plan)
O planejamento começa com o estabelecimento dos objetivos para alcançar os resultados esperados. Para isso, a análise dos processos deve ser realizada com o levantamento dos dados e do fluxo dos processos vigentes.
Execução (do)
Depois de planejar os processos e estabelecer os objetivos, é preciso executar as mudanças; isto é, colocar em prática os processos estabelecidos no planejamento. Para garantir que a execução seja bem sucedida, todos os envolvidos devem passar por treinamento.
Verificação (check)
Na etapa da verificação, é preciso checar se as alterações executadas nos processos surtiram o efeito desejado. É como a primeira avaliação depois da mudança ter sido colocada em prática para verificar se o resultado foi atingido.
Se os resultados estiverem dentro do padrão estabelecido, isso quer dizer que os objetivos foram alcançados. Caso contrário é preciso propor novos objetivos, também como novas metas.
Ação (act)
A etapa da ação é aquela na qual a mudança dos processos é colocada novamente em prática, depois de serem checadas na etapa da verificação. Se os resultados planejados não foram alcançados com a verificação, a mudança deve ser aplicada.
Na etapa da Ação é preciso rever todos os passos do PDCA (planejamento, execução, verificação e ação) e modificar o processo para melhorá-lo antes de colocá-lo em prática novamente.
Nem sempre o objetivo é alcançado na primeira aplicação das mudanças nos processos. Por isso, é preciso identificar a causa, realizar executar as correções necessárias nos procedimentos e realizar treinamentos. Isso faz do PDCA um ciclo que tem o objetivo de melhorar e manter a qualidade dos processos dentro de uma empresa.
Assinar:
Postagens (Atom)